20 DE JULHO

DIA DO AMIGO E DA AMIZADE

PARA QUÊ UM DIA DO AMIGO?
Autora: Norma Pedregal
Enviado por: Alessandro Lyra Braga


FELIZ DIA INTERNACIONAL DOS AMIGOS !!!
Autora: Mercedes Silva

ENSAIO SOBRE A AMIZADE
Autor: Tom Coelho

HOMENAGEM AO AMIGO
Enviada por: Dilma Faria Terra

AMIGO DE VERDADE
Autor: Rivaldo Cavalcante

AMIGOS
Autora: Maria Tomasia

DIA DO AMIGO
Autora: Hilda Persiani

MEU AMIGO ESTÁ NO MEU JARDIM
Autor: Ruthy Neves

AMIGOS
Autora: Silvia Maria Nunes

AOS AMIGOS
Autora: Ruthy Neves
Enviado por: Janda

VIVA O DIA 20 DE JULHO!
Autor: Paulo Kwamme

MENSAGEM PARA UM AMIGO
Autor não mencionado
Enviado por Wanderlei dos Santos Santana

DIA INTERNACIONAL DO AMIGO
Autor: Ary Franco

AMIGAS PARA SEMPRE
Enviado por: Angela Zimbardi

AMIGOS INVISÍVEIS
Autor: Fabrício Carpinejar
Enviado por: John Dale

MEUS AMIGOS
Autor: Fernando Pessoa
Enviado por: Lu Lou

DIA DA AMIZADE
Autora: Leticia Thompson
Enviado por: Mira Scopeta

FELIZ DIA DOS AMIGOS
Autora: Yna Beta

AMIGOS SÃO COMO FLORES
Autora: Maria Inês Aroeira Braga
Enviado por: Dulce Del Claro

DIA DO AMIGO
Autora: Hilda Persiani

DIA DO AMIGO
Autor: Marcelo de Oliveira Souza

VIVA O DIA DO AMIGO!
Autor: Paulo Kwamme

A IMPORTÂNCIA DO ABRAÇO
Fonte: Diversos Sites

Dia do Amigo
Autora: Sonia Maria Grillo

Bons Amigos
Autor: Machado de Assis
Enviado por: Norma

Que Bom Ter Amigos
Autor: Paulo Kwamme

Meus Secretos Amigos
Autor: Paulo Sant'Ana
Enviado por: Neusa Sanco

Amigo de Verdade
Autor:
Rivaldo Cavalcante

Amigo, Um Ensaio
Autor: Marcelo Batalha

 

 PARA QUÊ UM DIA DO AMIGO?

Temos dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, dia dos namorados e outros “dias” mais. Ainda não temos dia do corrupto, o que no Brasil seria comemorado com carnaval e CPIs!

Mas, eu sempre me pergunto, para quê um dia do amigo? Não deveriam ser todos os dias o dia do amigo? Temos que ter um dia específico para valorizarmos nossas amizades? Até porque a amizade pura e verdadeira está cada dia mais escassa e acorrentada aos cifrões e interesses mesquinhos.

Vi pela internet que o dia do amigo é uma data proposta para celebrar a amizade entre as pessoas e que no Brasil, Uruguai e Argentina, a data mais difundida para esta celebração é 20 de julho, aniversário da chegada do homem à Lua. Mas em que a chegada do homem à Lua seria um marco para comemorar tal data? Será pela amizade a São Jorge, que supostamente passaria seus solitários dias caçando dragões na Lua? Para piorar, eu li que em 27 de abril de 2011, durante o sexagésima quinta sessão da Assembléia Geral das Nações Unidas, a ONU convidou todos os países membros a celebrarem o Dia Internacional da Amizade em 30 de julho.

Com tantas mazelas mundiais a ONU se preocupa com uma celebração que na prática em nada ajudará ninguém e que só servirá para recebermos uma enxurrada de mensagens hipócritas em nossos whatsapps e inúmeros posts sem graça no Facebook.

Será que os exilados políticos e refugiados de guerra perceberão que esta data estará sendo comemorada?
Deveríamos celebrar a boa convivência com as pessoas que gostamos, amigos ou parentes, todos os dias do ano. Deveríamos celebrar diariamente o pleno respeito às individualidades e coletividades, sem que fôssemos influenciados por datas que pouco refletem ou nos dizem algo. Deveríamos celebrar todos os dias nossas capacidades em sermos justos e eficientes, em sermos tolerantes e termos amor ao próximo.

Eu celebro tal data como celebro todos os dias minhas amizades, desejando-lhes bem e sempre me importando, verdadeiramente, com elas. Eu tenho boas amizades que já duram mais de quarenta anos e sempre tive com elas uma relação de respeito e carinho, independente de cobranças. Se lembram do meu aniversário, por exemplo, eu agradeço e me emociono, mas se não lembram eu continuo mantendo minha amizade da mesmo forma. Se precisam de mim eu lá estou, mas se não precisam, eu fico no meu cantinho. Não critico meus amigos, não os julgo e nada cobro deles.

Logicamente não tenho amigos bandidos, pois meus valores são sólidos e são respeitados por todos que me conhecem. Não precisamos tomar chopp todas as sextas-feiras para exercitarmos a amizade. Entre os amigos de verdade basta que nos olhemos nos olhos para entendermos que estamos vivendo momentos ruins e mostrarmos que estamos juntos e podemos contar uns com os outros.
Na verdade, hoje seria um bom dia para ninguém fazer fofoca da vida alheia, por exemplo. Seria um bom dia para refletirmos se somos bons seres humanos. Aliás, todos os dias deveríamos refletir sobre isto!

Eu e meus amigos seguimos a máxima de “um por todos e todos por um”, mas não somos mosqueteiros! Somos apenas bons amigos…

Autora: Norma Pedregal
Enviado por: Alessandro Lyra Braga


FELIZ DIA INTERNACIONAL DOS AMIGOS!!!

Amigo virtual é aquele que se quer e que nos quer bem.
Amigo ao qual nos acostumamos.
Amigo que imaginamos os olhos, o sorriso, o perfume, o corpo, a cor dos cabelos, o tom da voz!

Amigo que sentimos muita vontade de conhecer pessoalmente.
Amigo a quem desejamos dar e receber um abraço.
Amigo que queremos ver sorrir a todo instante!
Amigo a quem desejamos sucesso em todos os eventos e momentos de sua vida.
Amigo ao qual desejamos que encontre a felicidade pelos caminhos que percorrer.

Amigo que procuramos encontrar através dos e-mails recebidos,
porque sabemos que com eles sempre chegam palavras de carinho, de apoio, de incentivo, de força, de conforto.
Ao abrir as mensagens sentimos o calor humano, o calor morno, suave nos tocando, e quantas vezes peguei-me rindo, chorando, ao ler seus e-mails, suas piadas, seus poemas, seus textos sobre Deus me abençoando!
Amigo virtual é isso!

Autora: Mercedes Silva


ENSAIO SOBRE A AMIZADE

 “A gente só conhece bem as coisas que cativou.
Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma.
Compram tudo prontinho nas lojas.
Mas como não existem lojas de amigos,
os homens não têm mais amigos.
Se tu queres um amigo, cativa-o!”
(Antoine de Saint-Exupéry, em “O pequeno príncipe”)

Quando crianças, temos um mundo inteiro para descobrir e explorar. E este mundo parece não ter fronteiras, tamanha sua vastidão. Olhamos ao redor e tudo o que vemos é a linha do horizonte.

Mas há um aspecto muito bem delimitado. Ele corresponde à amizade. Nossos amigos são poucos e estão sempre próximos. Acompanham-nos à escola, curtem o recreio conosco, partilham a merenda. Ao lado deles fazemos as tarefas, estudamos para as provas, praticamos esportes e brincamos.

A idade avança e somos contemplados com o rótulo de adultos. Mudam nossos propósitos, responsabilidades e prioridades. E, quase que invariavelmente, também mudamos de casa, de bairro, talvez de município, Estado ou mesmo país.

Nosso mundo, agora, fica bem delineado. Passamos a tratar com mais e mais pessoas e, paradoxalmente, cultivamos menos amizades porque nossas relações são todas marcadas com o lacre da superficialidade.

Pessoas entram e saem de nossas vidas. Muitos se tornam nossos conhecidos, de um vizinho que mora na casa ao lado ou no apartamento do andar de cima, a profissionais que vemos em reuniões de negócios ou congressos. Sobre estes, pouco ou nada sabemos, nem mesmo o nome.

Já alguns viram nossos colegas. Dividem o tempo e o espaço conosco, sobretudo no ambiente de trabalho. Por conta deste vínculo, temos objetivos comuns, metas a serem alcançadas, até valores corporativos alinhados. Sabemos seus nomes, seus cargos, suas atribuições, mas podemos conviver por anos separados por uma única divisória ou porta sem conhecer suas preferências, sua família, sua história de vida.

De tanto refletir, descobri algumas coisas que dizem respeito à amizade.

Amigos são pessoas que compartilham com alegria as nossas vitórias, mas que nos acolhem despretensiosamente nos maus momentos. Nós os descobrimos na adversidade e na infelicidade. São apoiadores por natureza, mesmo quando discordam de nossas posições. Bons ouvintes, concedem-nos atenção e sabem que muitas vezes não queremos opiniões ou comentários, mas apenas sermos ouvidos com paciência.

Adeptos da diversidade, pouco lhes importa aspectos como raça, credo ou condição socioeconômica, pois respeitam nossas diferenças antes mesmo de desfrutar as semelhanças. Surpreendem-nos com regularidade e são admiráveis confidentes, compartilhando seus segredos – e os nossos.

Não existem bons ou maus amigos, sinceros ou dissimulados. Por definição, um amigo é verdadeiro, honesto, leal e digno de honra e admiração. Lembro-me de Publius Syrus: “A amizade que acaba nunca principiou”.

Melhor do que conquistar novos amigos é conservar os velhos. Por isso, visite seus amigos com frequência. Os escandinavos dizem que o mato cresce depressa nos caminhos pouco percorridos.

Relacionamentos não se constroem por telefone ou e-mail. São bons expedientes para manter uma amizade, mas precisamos mesmo é estar “cara a cara” com as pessoas que apreciamos. Olhos que brilham, braços que envolvem, palavras que acalentam. Vale o alerta de Fred Kushner: “Eu deveria ter visitado mais meus amigos e lhes contado como me sentia em vez de só encontrá-los em enterros”.

A amizade torna as pessoas mais amenas, gentis, generosas e felizes. Mas, para ter amigos, é preciso antes ser um. E isso envolve atitude...

Começar junto e terminar junto. Assim se edifica uma sólida amizade.

Autor: Tom Coelho

Fontes: www.tomcoelho.com.br e www.setevidas.com.br


HOMENAGEM AO AMIGO

Amigo é aquela pessoa que o tempo não apaga, que a distância não esquece, que a maldade não destrói. Amigo não é coisa de um dia, são atos, palavras e atitudes que se solidificam com o tempo e não se apagam mais

Enviada por Dilma Faria Terra.


AMIGO DE VERDADE

Você se diz meu amigo.
Agradeço.
Mas será que somos amigos de verdade?
Vejamos.
. Amigo é quem ensina, orienta e corrige, sem magoar!
. Amigo é quem pondera e admoesta sem arrogância!
. Amigo é quem oferece as mãos para ajudar!
. Amigo é quem sempre se lembra do amigo distante!
. Amigo é como o sol que faz germinar a vida!
. Amigo é como a luz que ilumina os caminhos!
. Amigo é quem supre necessidades, sem esperar retorno!
. Amigo é como a palavra que consola, sem humilhar!
. Amigo é como a rosa perfumada, mesmo nascida no charco!
. Amigo é quem acredita no bem, até prova em contrário!
. Amigo é como a estrela que guia sem ofuscar!
. Amigo é como a árvore que oferece a sombra!
. Amigo é quem respeita mais do que critica e sabe guardar segredos!
. Amigo é quem me enche de confiança e alegria quando está por perto!
. Amigo é quem conhece os meus defeitos, mas procura ajudar e confortar!
. Amigo é quem estimula a minha fé na amizade, no amor e em Deus!
. Amigo é aquele que prefere as verdades, mesmo que sejam contundentes!
. Amigo é quem é franco, sem falsidade e de vez em quando chuta minha canela para me despertar!
. Amigo de verdade, é quem se sente seguro e feliz na minha presença!

Então?

Podemos continuar sendo amigos para sempre?
Obrigado pelo carinho

Autor: Rivaldo Cavalcante


AMIGOS

Amigos são como irmãos
que, por nós, foram escolhidos
São dois corações diferentes
Mas sempre compreendidos

Amigos não fazem críticas
mas, nunca negam sua opinião
se certos ou errados estivermos
nos mostram o lado da razão.

Se choramos, nossas lágrimas secam
Quando felizes, eles também o estão
Têem sempre o pulso forte e nos
puxam, quando estamos no chão.

Esse poema foi escrito especialmente para a Ciranda AMIGO, iniciada por Rivkah Cohen, postada no site www.rivkah.com.br/cirandas/cirandas.htm

Autora: Maria Tomasia


DIA DO AMIGO

Hoje juntos, em convívio fraternal,
Entre o real, existe o virtual
E na troca de e-mail, colossal,
O carinho, se tornou natural.

Um dia, talvez, sem comunicação,
O futuro é desconhecido,
Na troca não haverá satisfação.
Alguns terão destino não sabido...

Em nome, pois, dessa amizade,
Guardarei sempre no meu coração
Esses momentos de felicidade.

Aos amigos que ocupam meu espaço,
Por mim, nunca esquecidos serão
E á todos envio o meu abraço!

Autora: Hilda Persiani


MEU AMIGO ESTÁ NO MEU JARDIM

Abra a janela e comece a ver a beleza do jardim que você vive nele.

Sim, a vida é bela, e a paisagem é magnífica.

E o que você pode fazer nela, é grandioso.

Plantar e colher das melhores sementes que tiver.

Enfeitar canteiros com variadas cores, e cheiros.

Tudo é maravilhoso.

Principalmente sabendo usufruir a luz que processa todo o seu crescimento.

Não feche a janela do jardim de sua vida.

Não deixe de enxergar que como num jardim, também nela existem os espinhos.

E eles são bons. É para você ficar esperto quando for se aproximar de uma bela flor.

Ele está ali para que possa lembrar que tem que tomar cuidado quando for colocar sua mão e ter o devido carinho com ela.

O espinho não nos impede de plantar. Mesmo sabendo que vamos encontrá-lo, corremos atrás de uma nova muda. Vamos afofar a terra, adubar, plantar, molhar, cuidar e vê-la crescer, observando o desenvolver de sua beleza e também dos seus espinhos.

Fazemos com o maior prazer para ver seu aspecto, sua cor, sua formosura, e nos alegrar com o resultado, ou nos decepcionar se ela não vinga.

No jardim da vida é a mesma coisa, e queremos sempre resultados bons.

Quando nos decepcionamos não analisamos que pode ser que escolhemos uma semente errada. E começar de novo é o melhor processo.

Retirar o que não vingou e replantar até florescer mais uma bela flor no jardim... talvez, cheia de espinhos.

Aprenda a plantar a sua muda na vida e mesmo com os empecilhos ela será maravilhosa.

E se tiver a companhia de um amigo será bem melhor.

Ame quem nunca saiu de perto e sempre lhe amou. Sem se afastar, sem se importar se você lembrava que ele é o jardineiro principal de muitos jardins, basta querer e ELE será também do seu. Pode estar coberto de flores e rosas, ou cheio de ervas daninhas ou espinhos... ELE nunca desiste do trabalho, está sempre do seu lado.

Procure no jardim, procure nas rosas, ELE vai estar lá sempre.

Conte tudo a ELE e espere... a solução vai chegar.

Diga a ELE, apesar DELE saber, que o adubo inicial você jogou.

Você abriu seu coração e perdoou, esvaziou-se de tudo que não pudesse florescer novas emoções.

A luz iluminou, cobriu os espaços escuros, encheu de paz e plantou, agora é só saber esperar o tempo certo para florescer.

E nunca esqueça do jardineiro do jardim de sua vida... ELE nunca deixará você esquecer que para colher tem que plantar, e para plantar ELE tem o produto certo chamado AMOR, que nunca vai faltar.

Autor: Ruthy Neves

AMIGOS

Amigos, estava me "concentrando" (rsrsrs) para o grande jogo de hoje à noite, aliás, jogos do Mengão, me perdoem os flus, botas, vasc..., são sempre grandes! Quando me lembrei (o "alemão" ainda , espero que nunca, me "pegou"!) que hoje era o dia do amigo! Chegou de "mansinho", sem aquela "apelação" comercial, sem chamar atenção, como devem ser os bons e féis amigos! Alguns longe, outros pertinho, outros "escondidos", pois ainda não foram descobertos, aliás, como é gostoso "descobrir" amigos!!!!! Ps: adoro a palavra aliás, bem dúbia, "etceterosa" (baixou o espírito do Guimarães Rosa!!!!), até rimou, rsrsrs!

Desculpem se não telefono muito, ou visito, desculpem se às vezes estou "longe perto" ou viceversa (tem hífen?) e falo demais, ou errado, ou pouco (este é praticamente impossível, é de família, de ambos os lados!) ou fora de hora, sou normal!!! Também não sei! Sei que tenho amigos! Conquistei! Apesar dos meus defeitos, muitos, aliás, sempre recebo alguma manifestação positiva! È muuuuuita coisa!

A Internet ajuda a nossa falta de tempo, ânimo, nos "acomoda" em frente a ela, digitando, procurando diminuir a distância dos encontros, dos papos jogados fora no portão de casa, ou o cineminha matinê, uma ida na casa de alguém da família que a gente não vê há muito, ou mesmo nosso vizinho! Parece que o tempo "encolheu"!!!! Depois dessa "carta", deixo meu beijo saudoso, amigo, "torcendo" para que nos encontremos....."porraí"!!! Fui, o jogo vai começar e esse momento nostálgico vai durar ainda um pouquinho...Outro ps: também adoro colocar exclamação!!!!!

Autora: Silvia Maria Nunes


AOS AMIGOS

Um tempo atrás eu tive que me pegar com Deus, numa constância que eu nunca tinha tido.
Orava todos os dias suplicando que ELE me desse força para continuar num caminho iluminado por ELE, e que não deixasse a minha fé apagar.
Mas o tempo DELE não é o mesmo do que nós desejaríamos, e com isto estava prestes a desistir, estava quase sem forças para continuar.
Não vendo nenhuma mudança ou possibilidade de tê-la... caminhava sozinha e achava que ELE também estava desistindo de mim.
Pois sim... ELE não desiste nunca.
Colocou no meu caminho, meus anjos virtuais que me deram não uma, mas duas mãos, fechando-se num gostoso abraço fraterno, e com a ajuda DELE, todos me levantaram.
Não digo que não tinha amigos reais, tinha sim... mas, todos já tinham seus compromissos e não paravam para me ouvir.
Tinha que ser pessoas que como eu, se fundamentavam em ampliar seus horizontes, sentados atrás de uma máquina, mas completamente cheia de vida.
Vida com amor para dar. Ouvir em palavras escritas meus desabafos, e se não gostassem, usar a tecla "delete". Não me adicionando, ou simplesmente pedindo para que fossem deletados.
Isso nunca me machucou, pois cada um tem o direito de escolher aquilo que quer, ver, ouvir, ler, responder, e virtualmente, não causa tanto impacto como na vida real... pois também jogamos a bola pra frente. Se estes não quiserem, outros irão de querer. E aprendendo a pensar assim, eu vi que também no real eu tinha amigos, apenas eu, que com o véu do desentendimento, da intolerância, não via. Não eram muitos, mas todos muito verdadeiros. A luz da sabedoria, e do amor de Deus, todos os véus, caíram pelo chão.
Foi Deus quem me fez conhecê-los.
Virtualmente sim, mas posso daqui sentir o carinho sempre manifestado por todos vocês.
A minha vela foi renovada, o seu pavio estava bem curto, e não tendo que usá-la com pessoas sem respostas de amor, carinho, elas estão cada vez mais cheias de luz.
Obrigada amigos de muita luz, vocês vieram de mansinho, completando espaços vagos, cada qual me trazendo o maravilhoso presente da amizade sincera, verdadeira, que não espera nada em troca, só o meu sincero carinho virtual.
Eu os amo de coração.
Um grande beijo em cada coração que resplandece Paz e Harmonia sincera, e grandiosa.
Obrigada por me abraçarem.
Vou pedir ao meu amigo maior, ELE que sempre estará presente em minha vida, que nunca deixe que vocês percam estas maravilhas que lhes foram destinadas, fazendo-os talentos natos, cheios da união espiritual que ELE nos ensinou.
Obrigada a todos.

Autora: Ruthy Neves
Enviado por: Janda


VIVA O DIA 20 DE JULHO!

Mais um ano passou e os amigos continuam a ser as melhores obras de nossa convivência. 

No meu acordar, um braço amigo me abraça e um beijo de muito afeto me mostra a sua grande amizade.

Como é bom ter amigos e ser parceiro no dia-a-dia de coisas e novidades boas e dos infortúnios, em que a bela obra criada por Deus nos dá a mão, o abraço e o ombro quando choramos.

Ninguém vive bem sem ter amigos.

A solidão é vazia e tão escura que a dor se torna insuportável. Ninguém aguenta.

Então, amigos, vamos procurar nossas pedras bem lapidadas e mostrar que são as jóias mais preciosas no nosso Porta-Joias da vida.

A todos, e a todas as amigas, um feliz e harmonioso dia, cheio de graça e de muito amor. Viva o dia 20 de julho.

Autor: Paulo Kwamme


MENSAGEM PARA UM AMIGO

A amizade torna os fardos mais leves, porque os divide pelo meio.
A amizade intensifica as alegrias, elevando-as ao quadrado na matemática do coração.
A amizade esvazia o sofrimento, porque a simples lembrança do amigo é alívio.
A amizade ameniza as tarefas difíceis, porque nós não as realizamos sozinhos.
São dois cérebros e quatro braços a agir.
A amizade diminui a distância. Embora longe, o amigo é alguém perto de nós.
A amizade enseja confidências redentoras: problema partilhado, percalço amaciado; felicidade repartida, ventura acrescida.
A amizade coloca música e poesia na banalidade do quotidiano.
A amizade é a doce canção da vida e a poesia da eternidade.
O amigo é a outra metade de nós. O lado claro e melhor.
Sempre que encontramos um amigo, encontramos um pouco mais de nós mesmos.
O amigo revela, desvenda, conforta.
É uma porta sempre aberta, em qualquer situação.
O amigo na hora certa é o sol ao meio dia, estrela na escuridão.
O amigo é a bússola, é a rota no oceano, porto seguro da tripulação.
O amigo é o milagre do calor humano que Deus opera num coração.

Autor não mencionado
Enviado por Wanderlei dos Santos Santana


DIA INTERNACIONAL DO AMIGO

ABRAÇO da mãe que recebe de volta seu filho que partiu para a guerra.
Anos depois retorna, após batalhas ter vencido defendendo nossa terra.
ABRAÇO ao amigo e calorosos parabéns por um difícil êxito alcançado.
Várias barreiras e obstáculos vencidos, deixando de ser um fracassado.

ABRAÇO no adeus daquele amigo querido que irá para lugar distante
Sem saber, quando ou se voltará a revê-lo no futuro, ou em algum instante.
ABRAÇO aconchegante e apaixonado no retorno daquele imenso amor
Que, por ciúmes ou desavenças, fez arrefecer a chama de nosso ardor.

ABRAÇO de arrependimento por uma falta impensadamente cometida,
Abalando uma amizade a cuja perenidade estava mutuamente prometida.
ABRAÇO que não pôde ser dado naquele amigo que partiu de repente.
Que faleceu longe de ti, sem qualquer aviso, sem adeus, para sempre!

ABRAÇO meu para vocês, AMIGOS(AS), neste dia hoje comemorado
Mas que, jamais, em tempo algum, poderia deixar de ser lembrado!
ABRAÇOS, ABRAÇOS, ABRAÇOS, beijos também, por que não?
Deixo tudo aqui para vocês, saído do meu peito, do meu coração...!

Finalmente, suplico-te de joelhos, Divino Espírito de Luz,
MEU IRMÃO E MAIOR AMIGO, ABRAÇA-ME JESUS!
Dê-me Sua sagrada mão, guiando-me no meu caminhar
E que NOSSO PAI me ajude a NOVOS AMIGOS granjear!

Autor: Ary Franco


AMIGAS PARA SEMPRE!

Quando eu era pequena, acreditava no conceito de apenas


UMA melhor amiga para toda a vida.

Depois, quando mocinha, descobri que se você permitir que seu coração se abra, você encontrará o melhor em muitas amigas.

Em cima: Aldinha, Marlice e Lulu.
Embaixo: Angela Nery, Angela e Mirtia

É preciso uma amiga quando você está com problemas com seu homem.
É preciso outra amiga quando você está com problemas com sua mãe ou irmã.
Uma quando está se sentindo muito gorda, ou muito magra, muito alta ou muito baixa...
Uma outra quando você quer fazer compras, compartilhar, curar, viajar, rir, ferir, chorar, meditar, brincar, ir ao cinema, ao teatro, ir ao salão de beleza,
se divertir na praia ou apenas ser você mesma.


Lulu e Angela

Uma amiga dirá 'vamos orar
uma outra 'vamos chorar',
outra 'vamos lutar',
outra 'vamos fazer compras',
outra 'vamos saltar de pára-quedas'...


Mirtia, Lulu, Angela e Angela Nery.

Uma amiga atenderá às suas necessidades espirituais, sempre saberá dar o melhor conselho e você sentirá que é uma resposta divina...
Uma outra amiga atenderá à sua loucura por filmes, livros e DVDs...
uma outra à sua paixão por sapatos ou bolsas...
Uma outra por perfumes, jóias, velas ou incensos,
uma outra por cultura, aventuras e viagens...


Lulu
Uma outra amiga atenderá seu desejo por chocolates,
outra por quadros, decoração, outra por música e dança...


Angela Nery, Angela Zimbardi e Mirtia.

Outra enviará uma resposta que você precisa por email, outra estará com você fisicamente em seus períodos confusos, outra estará a milhares de KM, mas dará um jeitinho de se fazer presente...

Outra será seu anjo protetor
e uma outra será uma filha.

Renata, filha de Angela Zimbardi,
autora da matéria.


Mas onde quer que ela se encaixe em sua vida, quer você a veja pessoalmente ou não, independente da ocasião, quer seja o seu casamento, ou apenas uma segunda-feira chuvosa,
todas são suas melhores amigas e estarão presentes como puderem.

Elas podem ser concentradas em uma única mulher ou em várias...
Uma do ginásio, uma do colegial, várias dos anos de faculdade...
Umas da academia, outras do clube, outras daquela viagem...
Algumas de antigos empregos, algumas da igreja
Outras da internet, outras amigas de suas amigas, ex cunhadas,
Pode ser até mesmo até mesmo sua filha ou neta.

Pode ser ainda sua irmã, cunhada, prima, tia, madrinha, mãe, vó, bisa, vizinha...
Enfim, as possibilidades são infinitas!
Assim, podem ter sido 30 minutos ou 30 anos o tempo que essas mulheres passaram
e fizeram a diferença em nossas vidas, elas sempre deixam um pouquinho delas dentro da gente!


Lulu, Mirtia e Angela Zimbardi

Muito obrigada por fazer parte do círculo de mulheres maravilhosas que eu tenho o prazer de conviver e que fizeram e ainda fazem a diferença em minha vida.

Adoro todas vocês, independente do nível de amizade e com a intensidade que até mesmo a distância ou o tempo não diminuem!



Fotos e texto: por Angela Zimbardi


Os Amigos Invisíveis

Os amigos não precisam estar ao lado para justificar a lealdade.
Mandar relatórios do que estão fazendo para mostrar preocupação.

Os amigos são para toda a vida, ainda que não estejam conosco a vida inteira.

Temos o costume de confundir amizade com onipresença, e exigimos que
as pessoas estejam sempre por perto, de plantão. Amizade não é
dependência, submissão; não se tem amigos para concordar na íntegra,
mas para revisar os rascunhos e duvidar da letra. É independência, é
respeito, é pedir uma opinião que não seja igual, uma experiência
diferente.

Se o amigo desaparece por semanas, imediatamente se conclui que ele
ficou chateado por alguma coisa. Diante de ausências mais longas e
severas, cobramos telefonemas e visitas. E já está falando mal dele
por falta de notícias. Logo dele que nunca fez nada de errado !

O que é mais importante: a proximidade física ou a afetiva? A
proximidade física nem sempre é afetiva. Amigo pode ser um álibi ou
cúmplice ou um bajulador ou um oportunista, ambicionando interesses
que não o da simples troca de convívio.

Amigo mesmo, demora a ser descoberto. É a permanência de seus conselhos
e apoio que dirão de sua perenidade.

Amigo mesmo, modifica a nossa história, chega a nos combater pela
verdade e discernimento, supera condicionamentos e conluios. São
capazes de brigar com a gente pelo nosso bem-estar.

Assim como há os amigos imaginários da infância, há os amigos
invisíveis da maturidade. Aqueles que não estão perto podem estar
dentro. Tenho amigos que nunca mais vi, que nunca mais recebi
novidades e os valorizo com o frescor de um encontro recente. Não vou
mentir a eles, “vamos nos ligar?”, num esbarrão de rua. Muito menos
dar desculpas esfarrapadas ao distanciamento.

Eles me ajudaram e não necessitam atualizar o cadastro para que sejam
lembrados. Ou passar em casa todo o final de semana e me convidar para
ser padrinho de casamento, dos filhos, dos netos, dos bisnetos. Caso
os encontre, haverá a empatia da primeira vez, a empatia da última
vez, a empatia incessante de identificação.

Amigos me salvaram da fossa, amigos me salvaram das drogas, amigos me
salvaram da inveja, amigos me salvaram da precipitação, amigos me
salvaram das brigas, amigos me salvaram de mim.

Os amigos são próprios de fases: da rua, do Ensino Fundamental, do
Ensino Médio, da faculdade, do futebol, da poesia, do emprego, da
dança, dos cursos de inglês, da capoeira, da academia. Significativos
em cada etapa de formação. Não estão na nossa frente diariamente, mas
estão em nossa personalidade, determinando, de modo imperceptível, as
nossas atitudes.

Quantas juras foram feitas em bares a amigos bêbados e trôpegos?

Amigo é o que fica depois da ressaca. É glicose no sangue. A serenidade.

(Fabrício Carpinejar, do livro Canalha)


MEUS AMIGOS

Meus amigos são todos assim: metade loucura, outra metade santidade.

Escolho-os não pela pele, mas pela pupila, que tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

Escolho meus amigos pela cara lavada e pela alma exposta.

Não quero só o ombro ou o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto.

Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade.

Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos. Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça.

Não quero amigos adultos, nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice. Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto, e velhos, para que nunca tenham pressa.

Tenho amigos para saber quem eu sou, pois vendo-os loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a normalidade é uma ilusão imbecil e estéril.

Autor: Fernando Pessoa
Enviado por: Lu Lou


DIA DA AMIZADE

Hoje é dia da amizade?
E a amizade tem dia?
Se fosse por mim,
Eu faria todo dia:
Festa, guirlanda de flores,
Pintaria sóis,
Inventaria cores,
Pra ter junto de mim
Milhões de amigos,
Rindo de coração.

Subiria no arco-iris,
Faria palhaçada,
Pra ouvir dos amigos,
Uma boa gargalhada.
Queria ver nos olhares o brilho,
O encanto, a música, a dança,
Pra fazer sair
De cada amigo a criança,
Que somente quer brincar,
Sem se preocupar,
Se a roupa tá suja ou rasgada,
Se a cara tá limpa ou lambuzada,
Se o carrinho é de plástico ou madeira,
Se a boneca é de pano ou de cera...
Se o amigo é real ou virtual,
Isso seria bem igual.
Queria mesmo ver a pureza,
Olhares de esperança,
Risos mil,
Ecoando por toda a terra,
Enchendo o mundo de alegria.

E inventaram o dia do amigo?
Então, que seja hoje proibido:
Ficar triste, ficar doente,
Não dizer nada, estar descontente,
O silêncio, o mau-humor.
A lágrima fica autorizada,
Se ela for de emoção.
Fica liberado o amor,
O abraço-amigo bem forte,
Correndo do sul ao norte,
Nos unindo, ligando o mundo,
Numa corrente perfeita,
Celebrando e selando,
Este elo de amor!

Autora: Leticia Thompson
Enviado por: Mira Scopeta


FELIZ DIA DOS AMIGOS

Hoje, o dia é especialmente
diferente:
É o Dia do Amigo.
Amigo, é aquela pessoa especial
Que dedicamos tudo, amor, amizade,
ombro amigo, mão no ombro, olhos nos olhos,
sorrindo ou chorando, abraçados ou
num simples aperto de mão...
Amigo, pode ser aquele que brincávamos quando      éramos criancinhas, aquele que conhecemos
na escola do primário, aquele dos tempos das
paqueras e azaração, aquele que conhecemos
nas aulas extras de línguas estrangeiras ,de dança  dos salões de baile, dos domingos de sol na praia,
no futebol,nas peladas, nos clubes, na natação,
nas academias, na internet....
Uma infinidades de lugares,tempos e horas.
Amigo, é aquele que mantemos afinidade de, mesmo
sem dar uma palavra, ou num simples olhar,compreende
o que estamos sentindo ou querendo.
Amigo,é coisa para se guarda ao lado esquerdo
do peito.
E eu digo com todas as letras:
Você é meu amigo...Hoje, é o nosso dia!
Obrigada por você existir...
Obrigada por ser meu AMIGO...

Autora: Yna Beta


DIA DO AMIGO

Hoje juntos, em convívio fraternal,
Entre o real, existe o virtual
E na troca de e-mail, colossal,
O carinho, se tornou natural .

Um dia, talvez, sem comunicação,
O futuro é desconhecido,
Na troca não haverá satisfação.
Alguns terão destino não sabido...

Em nome, pois, dessa amizade,
Guardarei sempre no meu coração
Esses momentos de felicidade.

Aos amigos que ocupam meu espaço,
Por mim, nunca esquecidos  serão
E á todos envio o meu abraço!

Autora: Hilda Persiani
Curitiba, 20/07/2010


DIA DO AMIGO

As pessoas nunca imaginariam que em época de evolução tecnológica, do telefone e internet, estariam tão sozinhas, reclusas em seus próprios medos.
O ser humano hoje tem medo do seu semelhante, mais do que de uma terrível fera, pois a mente humana pode campear um monte de sentimento desagradável quanto ao seu semelhante.

Assim o sentimento fraterno de amor e amizade, caiu por terra, sendo um fenômeno raro, a ser estudado, quando duas pessoas resolvem ser amigas uma da outra, em um mundo cheio de discórdia, violência e crises dos mais diversos tipos.
Aquele amigo que está pronto a te apoiar sem exigências ou criticas é um caso raro, tão raro que até surgiu o Dia do Amigo, para comemorarmos no nosso calendário, que foi criado para nunca mais esquecermos disso, como as outras datas que foram criadas em prol das minorais e dos desfavorecidos.

Por isso amigo, felicito-lhe e desejo muita paz e felicidade em seu caminho, vangloriando o dia que os nossos caminhos se cruzaram, desejando sempre que você seja esta pessoa muito especial e iluminada que todos nós sabemos.

Autor: Marcelo de Oliveira Souza


VIVA O DIA DO AMIGO!

O tempo passa e cada vez somos mais próximos da grande e mais completa legião dos "Velhos Amigos" que cada dia aumenta e é mais sólido como grande irmandade da cultura e da sabedoria que somos dotados.

Cada um tem seu estilo e a sua personalidade e na hora certa detonamos com a nossa máquina de escrever. Ela é a arma infalível que descreve tudo que queremos mostrar e que temos dentro de nós. E no dia que representa a união do "Site da Maturidade" os melhores amigos não podem deixar de citar como sagrado, o carinho que sentimos mutuamente todos os dias e que nos encontramos com a grande guerreira, Lou Micaldas nossa grande amiga de fé.

Amigo é a chave que geralmente, traz muita felicidade. E que em nosso livro esteja sempre aberto para todas as matérias novas e sempre dispostas com a verdade. Com um grande e fraternal abraço, do amigo de sempre para todos que conquistamos em nossa jornada diária. Viva o dia do Amigo - 20 de Julho
Autor: Paulo Kwamme.


A IMPORTÂNCIA DO ABRAÇO

AS PESSOAS ESTÃO MORRENDO MAIS POR FALTA DE UM ABRAÇO DO QUE DE DOENÇAS!

Autora: Márcia Malvazzo Almeida

... Corações enrolados em arames farpados... rosas murchas no jardim... janelas fechadas aos nossos olhos... ruas sem paredes... noites de susto, sonos inquietos... barcos afundando... rios secando...

Simplesmente, algumas vezes vemos a vida assim, nos sentimos assim. Não sabemos o porquê.
Sentimos... procuramos uma resposta. Não sabemos explicar...
Quem diz que nunca se sentiu assim, está mentindo...!

Existem dias em que sentimos a falta de alguém... precisamos apenas de um abraço, de uma mão segura, de um olhar amigo... Sentimos a falta do útero que nos criou e alimentou durante tanto tempo, do conforto e da simplicidade de viver... de "sermos fetos" e nada mais!

Precisamos urgentemente de uma aproximação, de um abraço que encosta coração com coração, de um simples deslizar de mãos em nosso rosto, de um encontro de corpos que desejam sobretudo fazer o outro se sentir querido, vivo. Tocar o outro é acordar as suas células, é oferecer um alento, uma esperança, uma segurança, um pouco de humanidade, tão escassa em nossas relações.

O simples apertar das mãos pode aliviar a dor. "O beijo pode proteger o coração de infartos e o cérebro de derrames." "Ao beijar é como se você desse uma parte sua ao outro." (Dr. Eduardo Lambert, clínico geral)

Toques sutis soltam os bloqueios da mente e corpo... Já está comprovado através de estudos e pesquisas que todos necessitamos de contato físico para nos sentirmos bem, mesmo que venha de um estranho; mas quando feito por uma pessoa querida, os resultados são muitos... que vão desde a redução do estresse ao efeito analgésico.

Ultimamente se fala muito sobre "A Terapia do Toque".
Você sabia que a nova onda em Nova Iorque, são pessoas acima dos 30 anos pagam até 30 dólares para participar de uma festa onde os convidados se abraçam, se tocam sem a intenção de sexo? (aliás, sexo é proibido nessa festa).

Participo de congressos, seminários, simpósios, realizado entre colegas médicos, neurologistas, psicólogos, psicanalistas, psicoterapeutas. E neles, trocamos informações importantes sobre as reações neurológicas ao toque humano.
Hoje as imagens produzidas por exames de última geração comprovam o que já sabíamos anteriormente.

Tato... o primeiro sentido que desenvolvemos... a primeira sensação do bebê, isso tem um forte impacto na vida.
Quando os bebês são privados do contato físico, do nascimento até os seis meses, eles tem grandes chances de se tornarem pessoas frustradas e resistentes ao toque, na sua fase adulta. Já os reflexos do toque afetuoso permanecem ativos para sempre.

Esse gesto de intimidade vai sempre repercutir de forma positiva em todo o metabolismo, frequência cardíaca, defesas do corpo, ondas cerebrais, estimulando para se tornarem pessoas calmas, carinhosas e compreensivas na sua fase adulta.

Quando somos tocados e abraçados, levamos vida aos nossos sentidos e aproximamos a confiança dos nossos próprios sentimentos.
Algumas vezes não encontramos as palavras adequadas para expressar o que sentimos... você já passou por isso? O abraço é a melhor maneira!

Sabe, tem gente que tem medo de dar carinho e ser rejeitado, de tocar o outro e ser chamado de “pegajoso" "piegas”.
Essa teoria precisa mudar...

Os abraços, além de nos fazerem sentir bem, aliviam a dor, a depressão e a ansiedade. Provocam alterações fisiológicas positivas em quem toca e em quem é tocado.
Aumenta a saúde e a vontade de viver dos enfermos.
Os abraços são necessários para o desenvolvimento e para crescer como pessoa.

O que sentimos quando somos abraçados? Proteção. Segurança. Confiança. Força. Saúde. Auto-Valorização.

"Um abraço diz muitíssimo; cria um elo muito forte entre duas pessoas envolvidas por um mesmo sentimento de amizade, amor, carinho, paz, vida."

"Abraço é quando dois corações se tocam... se encontram... É o sentir, o calor, a proteção do conforto de quem nos abraça. É Paz"

"por vivermos numa época que valoriza a razão e a tecnologia, perdemos a consciência dos sentimentos. quando nos tocamos e nos abraçamos valorizamos o amor e a cumplicidade, o que alivia a dor, a depressão e a ansiedade."

Um lindo texto:

POR FAVOR, ME TOQUE!
Autor: Phyllis Koehler Davis

"SE SOU SEU BEBÊ, POR FAVOR, ME TOQUE...
Preciso de seu afago de uma maneira que talvez nunca saiba... Não se limite a me banhar, trocar minha fralda e me alimentar, mas me embale estreitado, beije meu rosto e acaricie meu corpo. Seu carinho gentil, confortador, transmite segurança e amor...

"SE SOU SUA CRIANÇA, POR FAVOR, ME TOQUE...
Ainda que eu resista e até o rejeite, insista, descubra um jeito de atender minha necessidade. Seu abraço de boa noite ajuda a adoçar meus sonhos; seu carinho de dia me diz o que você sente de verdade...

"SE SOU SEU ADOLESCENTE, POR FAVOR, ME TOQUE...
Não pense que eu, por estar crescido, já não precise saber que você ainda se importa. Necessito de seus abraços carinhosos, preciso de uma voz terna. Quando a vida fica difícil, a criança em mim volta a precisar...

"SE SOU SEU AMIGO, POR FAVOR, ME TOQUE...
Nada como um abraço afetuoso para eu saber que você se importa. Um gesto de carinho quando estou deprimindo me garante que sou amado e me reafirma que não estou só. Seu gesto de conforto talvez seja o único que eu consiga...

"SE SOU SEU PARCEIRO SEXUAL, POR FAVOR, ME TOQUE...
Talvez você pense que sua paixão basta, mas só os seus braços detêm os meus temores. Preciso do seu toque terno e confortador para me lembrar que sou amado apenas porque eu sou eu...

"SE SOU SEU FILHO, POR FAVOR, ME TOQUE...
Embora eu possa ter até minha própria família para abraçar, ainda preciso dos braços de mamãe e papai quando me machuco...

"SE SOU SEU PAI IDOSO, POR FAVOR, ME TOQUE...
Do jeito que me tocaram quando era bem pequeno. Segure minha mão, sente-se perto de mim, dê-me força e aqueça meu corpo cansado com sua proximidade. Minha pele, ainda que muito enrugada, adora ser afagada...

NÃO TENHA MEDO... APENAS ME TOQUE!"

A TERAPIA DO TOQUE

Autora: Deonira L. Viganó La Rosa*

No corre-corre da atualidade temos pouco tempo para a reflexão, para a
leitura e para o estudo. Deixamos escapar conceitos fundamentais. Falta-nos a
linguagem para explicitá-los. Já não sabemos que práticas são indicadoras de sua
presença. É bem possível que isso esteja acontecendo em relação ao afeto, à
ternura.

Ternura é sinônimo de cuidado. Cuidado significa solicitude, diligência, zelo,
atenção, bom trato. Uma das expressões máximas do cuidado é a carícia. Não
falamos da carícia-excitação, fugaz e sem história, mas da carícia que expressa a
pessoa em sua totalidade. O órgão da carícia é, fundamentalmente, a mão: a mão
que toca, a mão que afaga, a mão que estabelece relação, a mão que traz quietude.
Mas a mão não é simplesmente mão. É a pessoa humana que, através da mão e na
mão, revela um modo-de-ser carinhoso. Com todo e qualquer humano.

O afeto não existe sem a carícia, a ternura e o cuidado. É o afeto que dá
sentido ao contato físico, mas este é quem reacende a chama do afeto. O afeto
precisa da carícia para sobreviver. É a carícia da pele, do olhar, do cabelo, das
mãos, do rosto, da intimidade sexual que confere concretude ao afeto a ao amor. É
a qualidade da carícia que impede o afeto de ser mentiroso, falso ou dúbio. Jamais
há carícia no arrombar portas e janelas, quer dizer, na invasão da intimidade da
pessoa. A carícia é a mão revestida de paciência que toca sem ferir, toca de leve e
não agarra, não segura, mas solta para permitir a mobilidade (liberdade) do ser com
quem entramos em contato.

O toque é condição de saúde emocional. Tocar é profundamente terapêutico.
Adoecemos por falta de proximidade, de contato, de carícias. Aí o organismo
reclama, dói, e produz sintomas que têm significado para além do que aparece. O
corpo não abraçado acaba gritando. E o tato sara feridas. Veja o menino
desenganado e em estado terminal que viveu mais um ano e alguns meses depois
de ter sido visitado e abraçado pelo Felipão e alguns jogadores. E a passagem de
Mt 9,21: "Só em tocar-lhe o manto ficarei curada", pensou a mulher doente. "Alguém
me tocou, senti que uma força saiu de mim", disse Jesus (Lc 8,46).
O olhar também toca o outro. Com o olhar tentamos adivinhar se o outro nos
aceita, se acolhe... Contudo, olhar nem sempre é fácil. Aprendemos a reprimir essas
janelas da alma, talvez com os "olhares de um pai autoritário", ou com o "olhar de
um Deus todo poderoso e castigador".

A ternura, a carícia, o toque, o olhar sensível, o cuidado desenvolvem-se na
permuta, na partilha... Não supõem obrigação, não exigem nada. Prestam atenção à
felicidade do outro, porque felicidade é saber que o outro está feliz nesta parceria.
Somos todos carentes de dar e receber afeto. Você não gostaria de formar
uma corrente da "terapia do abraço", do "toque com afeto", para sarar suas dores e
as dos outros? - Não exige horário marcado e nem remuneração monetária.

A FORÇA DE UM ABRAÇO...

Fonte: Pescador de Sonhos

Existe algo num simples abraço que trespassa a alma e aquece o coração!!!
Um abraço é algo extraordinário, magnífico, espantoso, caloroso, contentor, protetor, aconchegante, excitante, relaxante, apaziguador...é algo que nos dá as boas vindas quando voltamos para casa, algo que torna mais fácil a partida.

Um abraço é uma forma de dividir as alegrias e tristezas,
ou só uma forma para dizer que se gosta porque, simplesmente, você é você. E você é especial pra quem o abraça... Abraços significam amor para alguém com quem realmente nos importamos....

Um abraço é algo espantoso...é a forma perfeita de mostrar o amor que sentimos, mas as palavras não podem dizer, as palavras nem sempre conseguem transmitir o que sentimos, o abraço é a tradução desse sentir... É engraçado como um simples abraço nos faz sentir bem...em qualquer lugar É sempre compreendido...desejado, esperado...até mesmo quando nos zangamos ou nos sentimos desassossegados, quantos de nós nos acalmamos com um simples abraço???
Abraços não precisam de equipamentos, pilhas ou baterias especiais...
É só abrir os braços e os corações...

Curioso anda meio mundo carente, meio mundo a querer encontrar a sua alma gêmea, em busca de algo...Contudo, quantas vezes abraçamos as pessoas que gostamos, as pessoas que gostam de nós?? Provavelmente o que tanto ansiamos pode estar mesmo ali, á espera de um abraço...
Qual é o preço de um abraço? Quanto dói dar um abraço?
Quantos pintores já representaram abraços...Quantos Poetas já descreveram o seu valor...Cantores escreveram canções...e você como descreveria um abraço...o que significa para si?


Dia do Amigo

O "Dia do Amigo" é mais uma invenção pro forma para saudações que muitas vezes carecem de verdades. Não somos amigo de todo mundo e muitos menos as pessoas o são, da gente.

Amigo é o que demonstra ser, com atos e palavras. Não precisa estar presente sempre, mas sabemos que estará em qualquer momento que se faça necessário. Amigo é aquele que aceita você como você é e não questiona seus valores. Amigo verdadeiro, não compete com você para mostrar que é melhor, que é mais competente, que é mais bem relacionado e, principalmente, é aquele que não faz teatro quando gosta realmente de você. Não se esconde quando procurado e sempre tem uma palavra de carinho e conforto quando isso acontece.

Amigo mesmo, é aquele que onde chega, logo procura saber se você também lá está e faz questão de abraça-lo e cumprimenta-lo antes de qualquer pessoa, e, seu abraço é tão acalorado e cheio de ternura que seus olhos se inundam de luz, iluminando tudo em torno. Amigo verdadeiro, dá importância a pequenas atitudes, a poucas palavras e sempre acha um tempo para lhe dar atenção, mesmo que seja por algo pequeno e insignificante. Amigo é amigo, independente de seu status e de sua posição social.

Amigo, não é amigo apenas porque você tem uma boa situação financeira e sim, é amigo porque você soube cativá-lo, que você sabe manter a amizade e acima de tudo, o respeita. Amigo é amigo e pronto! Não se explica. Não precisa dizer que é, pois você sente!

Autora: Sonia Maria Grillo


BONS AMIGOS

Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir. Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende. Amigo a gente sente! Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar. Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende. Amigo a gente entende!

Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar. Porque amigo sofre e chora. Amigo não tem hora pra consolar! Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade. Porque amigo é a direção. Amigo é a base quando falta o chão! Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros. Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.

Ter amigos é a melhor cumplicidade! Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho, Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

Autor: Machado de Assis
Enviado por: Norma


QUE BOM TER AMIGOS!

Não sei terei tempo, pois geralmente quando escrevemos sempre existe uma antecedência para apresentar nosso trabalho em comentário.

Mas vou falar em uma data cujo significado é tão relevante, pois ela traz pra nós a obra tão importante que é difícil de não revelar: "trata-se do dia em que procuramos e abraçamos as melhores conquistas que edificamos para nós e para resto da vida e que são nossos alicerces no amparo nas coisas ruins e nas boas e em confidências em formas de segredos e quando sofremos sofrem com a gente também.

Falo do Dia do Amigo, frase tão pequena e é tão grande para todos nós, pois não é somente o significado, e sim o conteúdo maravilhoso de ter muitos amigos.

Eu, como todos nós, vivo rodeado de amigos e temos como nosso centro, alguém como Dona Lou, que todo os dias nos dá força para sempre continuarmos.

E então vai o meu abraço de urso manso sem pisar, mas apertado com a certeza que ele é bem sentido e não esquecido pra todos os meus estimados. Viva o dia 20 de julho, dia de todos amigos.

Autor: Paulo Kwamme


MEUS SECRETOS AMIGOS

Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles. A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade. E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências... A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida. Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar. Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos. Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure. E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida. Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado. Se todos eles morrerem, eu desabo! Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles. E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo. Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles. Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer... Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos!

Autor: Paulo Sant'Ana
Enviado por: Neusa Sanco


AMIGO DE VERDADE

Você se diz meu amigo. Agradeço. Mas será que somos amigos de verdade? Vejamos.
· Amigo é quem ensina, orienta e corrige, sem magoar!
· Amigo é quem pondera e admoesta sem arrogância!
· Amigo é quem oferece as mãos para ajudar!
· Amigo é quem sempre se lembra do amigo distante!
· Amigo é como o sol que faz germinar a vida!
· Amigo é como a luz que ilumina os caminhos!
· Amigo é quem supre necessidades, sem esperar retorno!
· Amigo é como a palavra que consola, sem humilhar!
· Amigo é como a rosa perfumada, mesmo nascida no charco!
· Amigo é quem acredita no bem, até prova em contrário!
· Amigo é como a estrela que guia sem ofuscar!
· Amigo é como a árvore que oferece o repouso!
· Amigo é quem respeita mais do que critica!
· Amigo é quem me enche de confiança e alegria quando está por perto!
· Amigo é quem conhece os meus defeitos, mas procura ajudar e confortar!
· Amigo é quem estimula a minha fé na amizade, no amor e em Deus!
· Amigo é aquele que transmite verdades, mesmo que elas sejam contundentes!
· Amigo é quem é franco, sem falsidade!
· Amigo de verdade, é o amigo que se sente seguro e feliz na minha presença. Então? Podemos ser amigos para sempre?

Autor: Rivaldo Cavalcanti


Amigo, Um Ensaio

Difícil querer definir amigo.
Amigo é quem te dá um pedacinho do chão,
quando é de terra firme que você precisa, ou um pedacinho do céu, se é o sonho que te faz falta.
Amigo é mais que ombro amigo, é mão estendida, mente aberta, coração pulsante, costas largas.
É quem tentou e fez, e não tem o egoísmo de não querer compartilhar o que aprendeu.
É aquele que cede e não espera retorno, porque sabe que o ato de compartilhar um instante qualquer contigo já o realimenta, satisfaz.
É quem já sentiu ou um dia vai sentir o mesmo que você.
É a compreensão para o seu cansaço e a insatisfação para a sua reticência.
É aquele que entende seu desejo de voar, de sumir devagar, a angústia pela compreensão dos acontecimentos, a sede pelo "por vir".
É ao mesmo tempo espelho que te reflete, e óleo derramado sobre suas águas agitadas.
É quem fica enfurecido por enxergar seu erro, querer tanto o seu bem e saber que a perfeição é utopia.
É o sol que seca suas lágrimas, é a polpa que adocica ainda mais seu sorriso.
Amigo é aquele que toca na sua ferida numa mesa de chope, acompanha suas vitórias, faz piada amenizando problemas.
É quem tem medo, dor, náusea, cólica, gozo, igualzinho a você.
É quem sabe que viver é ter história pra contar. É quem sorri pra você sem motivo aparente, é quem sofre com seu sofrimento, é o padrinho filosófico dos seus filhos.
É o achar daquilo que você nem sabia que buscava.
Amigo é aquele que te lê em cartas esperadas ou não, pequenos bilhetes em sala de aula, mensagens eletrônicas emocionadas.
É aquele que te ouve ao telefone mesmo quando a ligação é caótica, com o mesmo prazer e atenção que teria se estivesse olhando em seus olhos.
Amigo é multimídia.
Olhos.... amigo é quem fala e ouve com o olhar, o seu e o dele em sintonia telepática.
É aquele que percebe em seus olhos seus desejos, seus disfarces, alegria, medo.
É aquele que aguarda pacientemente e se
entusiasma quando vê surgir aquele tão esperado brilho no seu olhar, e é quem tem uma palavra sob medida quando estes mesmos olhos estão amplificando tristeza interior.
É lua nova, é a estrela mais brilhante, é luz que se renova a cada instante, com múltiplas e
inesperadas cores que cabem todas na sua íris.
Amigo é aquele que te diz "eu te amo" sem qualquer medo de má interpretação: amigo é quem te ama "e ponto".
É verdade e razão, sonho e sentimento.
Amigo é pra sempre, mesmo que o sempre não exista.
Autor:
Marcelo Batalha


Segundo as definições do Dicionário Aurélio, amigo é aquele ligado a outro por laços de amizade. Em que há amizade. Amizade, portanto, é um sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou atração sexual.

Quem é ou tem um amigo ou traz no peito esse sentimento nobre, sabe que a amizade vai muito além da definição de um dicionário. No decorrer da vida, nós desfrutamos da companhia de diferentes tipos de amigos. Os amigos de nossa infância, dos quais nós podemos lembrar vagamente. Os amigos da escola. O 'melhor' amigo da adolescência. Colegas que encontramos no serviço. Amigos com os quem compartilhamos bons momentos. Companheiros de farra.

À medida que envelhecemos, um amigo com o qual podemos tomar café juntos enquanto conversamos ou fazemos outro tipo de atividade. Mas existem também relações de amizades entre outros tipos de pessoas de outras regiões, seja por via internet, onde amizades surgem para suprir um vazio existente ou para descobrir outro mundo, além do seu, ou laços de amizades feitos por pessoas de outras cidades ou regiões, que se conheceram pessoalmente e que preservam, por muito tempo ou por consistência, esse sentimento.

Portanto, hoje, em comemoração ao Dia da Amizade, celebre a data com o amigo por perto, ou se está longe, faça um contato, por mais breve que seja, e reacenda os laços que os unem de amizade, de respeito. Que seu amigo saiba e sinta o quanto você o considera, o quanto você o ama como amigo.

COMO SURGIU A DATA

A origem do Dia Internacional da Amizade é controversa. Isto é, ninguém sabe ao certo como foi que surgiu a idéia de se criar um dia especialmente dedicado aos amigos. Entretanto, acredita-se que a idéia tenha partido de um dentista argentino, chamado Enrique Febbaro. Segundo histórias contadas na Internet, esse dentista, entusiasmado com a corrida espacial que estava a todo vapor na década de 60, decidiu prestar uma homenagem a toda a humanidade por seus esforços em estabelecer vínculos para além do planeta Terra. Durante um ano, Febbaro teria divulgado o seguinte lema: Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro". Algum tempo depois, com a chegada do homem à Lua em 20 de julho de 1969, ele escolheu esta data para fazer uma festa dedicada à amizade.

A história diz ainda que a comemoração tornou-se oficial em Buenos Aires, capital da Argentina em 1979 e, devagarzinho, acabou sendo adotada em outras partes do mundo.


Pesquisa em diversos sites
Webdesigner: Lika Dutra

Qual a sua opinião sobre esta matéria?
Envie suas críticas e sugestões.

Clique aqui

Deseja enviar esta página para um "Velho Amigo"?
Clique Aqui

<< Clique Aqui para voltar