22 DE DEZEMBRO

INÍCIO DO VERÃO

Em 22 de dezembro, devido à inclinação do eixo terrestre, o Hemisfério Sul recebe mais luz solar, marcando assim o início do verão neste Hemisfério, conseqüentemente o início do inverno no Hemisfério Norte.

Tem início com o solstício de verão (cerca de 21 de junho no Hemisfério Norte e de 21 de dezembro no Hemisfério Sul), e finda com o equinócio de outono (que tem lugar em cerca de 23 de setembro no Hemisfério Norte e a 21 de março no Hemisfério Sul). Neste período, as temperaturas permanecem elevadas e os dias são longos. Geralmente o verão é também o período do ano reservado às férias.

Um dia de verão

Nos tempos primitivos, era comum dividir o ano em cinco estações, sendo o verão dividido em duas partes: o verão propriamente dito, de tempo quente e chuvoso (geralmente começava no fim da primavera), e o estio, de tempo quente e seco - palavra da qual deriva o termo "estiagem". Atualmente, usa-se a palavra "estio" como sinônimo raro para verão.

No verão chove mais que nas outras estações, pois quanto mais quente a cidade, mais água irá evaporar, sendo então dezembro, janeiro e fevereiro, os meses mais chuvosos no Sul; e junho, julho e agosto no Norte. Porém, San Francisco é uma exceção, o verão e o inverno não possuem grandes diferenças na temperatura (17°C no verão e 10°C no inverno). No inverno chove mais porque o ar frio traz nuvens carregadas.

Webdesigner: Lika Dutra

Qual a sua opinião sobre esta matéria?
Envie suas críticas e sugestões.

Clique aqui

Deseja enviar esta página para um "Velho Amigo"?
Clique Aqui

<< Clique Aqui para voltar