DICAS DE BELEZA

RESSALVA

Não sou médica e, mesmo se fosse, não poderia dar uma resposta sem fazer uma consulta pessoal. 
Sugiro ainda que não aceitem consultas virtuais.


CELULITE:
PERGUNTAS E RESPOSTAS

Introdução

O ano era 1639, quando Peter Paul Rubens pintou o que era o ideal da beleza feminina na época, as Três Graças.

Mulheres com excesso de peso com nítida presença de celulite, que só o realismo, característica do período Barroco nas artes permitiu mostrar. O ideal de beleza no final do segundo milênio no entanto mudou e muito.

A presença de tecido adiposo é pouco aceita e as irregularidades deste tecido, a celulite, é o pavor das mulheres modernas. A celulite, no entanto, o grande vilão da beleza feminina, está presente em 80% das mulheres ocidentais.

Cada vez aparece mais cedo, atingindo mesmo jovens e adolescentes e não respeitando até as mulheres magras.

Os fotógrafos modernos e diretores de cinema, não seguem o padrão dos antigos pintores realistas, e caracterizam a beleza feminina de hoje, em tipos magros, atléticos e sem celulite.

O que é a celulite? O que fazer para tratar e prevenir?

O que é celulite?

A celulite se manifesta no tecido gorduroso que se encontra embaixo da pele. Em todo o corpo existe esta camada de tecido gorduroso. A quantidade normal de tecido gorduroso no corpo é de mais ou menos 20% do peso do indivíduo.

Quando ocorre aumento da quantidade do tecido gorduroso, passam a ocorrer alterações, com compressão de vasos e projeção deste tecido para a pele, ocasionando as alterações conhecidas como celulite.

Entretanto, a celulite não é apenas aumento do tecido gorduroso, porque senão ela existiria em homens gordos, o que não acontece. É, na verdade, uma soma de alterações, decorrentes do aumento de gordura, mas aonde vários fatores têm ação como hormônios, alimentação, vida sedentária, circulação, tendência genética, tipo físico e outros.

Localização da Celulite

A celulite pode se localizar em várias regiões do corpo. Existe uma predileção pela região glútea, a região lateral da coxa, a face interna e posterior da coxa, o abdômen, a nuca,
a parte posterior e lateral dos braços e a face interna dos joelhos. Mas em pessoas predispostas pode atingir até mesmo os tornozelos.

Fatores que Favorecem o Aparecimento de Celulite

Predisposição genética familiar

A herança genética é muito importante na celulite e tem que ser levada em conta.

Pode-se herdar diferentes tipos de fatores que predispõem a ela: produção de hormônios, tipo constitucional e até hábitos alimentares.

Mas isso não significa que você vai obrigatoriamente desenvolver o problema.

Vamos supor que duas irmãs gêmeas idênticas, com predisposição genética para celulite, sejam criadas por famílias diferentes. Uma família se preocupa em manter uma alimentação saudável e em fazer exercícios físicos regulares. A outra não dá importância para esses cuidados. A primeira gêmea tem probabilidade muito menor de desenvolver celulite.

Uma pessoa com tendência hereditária para desenvolver celulite, que tenha vida sedentária e hábitos alimentares descuidados, pode ter até mais celulite do que outra com tendência maior, mas que se cuida.

Fatores hormonais

Os hormônios femininos são os principais causadores de celulite. Alterações da produção, uso de medicamentos com estes hormônios, desequilíbrio entre estrógeno e progesterona, hormônios das glândulas supra-renais, podem desencadear ou agravar a celulite por vários mecanismos.

Eles interferem no metabolismo das gorduras, na circulação linfática e venosa, facilitam a retenção de água e sal e além disso, coordenam a deposição de gordura no abdome, quadril e coxas para dar ao seu corpo o aspecto feminino.

Existe uma tendência na mulher para que haja maior deposição de gorduras nas regiões do corpo onde a celulite é mais freqüente.

Mesmo pessoas com pouca quantidade de gordura total podem concentrá-las nessas regiões. Quando a mulher engorda, grande parcela vai para estas áreas, e, ainda pior, se engordar rapidamente a deposição é irregular e desordenada facilitando a formação de nódulos de celulite.

Ao emagrecer, os hormônios femininos dificultam a retirada de gorduras dessas áreas. Por essa razão, muitas pessoas quando emagrecem perdem peso nos braços, rosto, tórax, pernas e músculos, mas não nas áreas de celulite.

Os tratamentos visam mobilizar as gorduras destas áreas específicas para que possam ser utilizadas como fonte de energia e consumidas. Mesmo pequenos distúrbios dessa complexa relação entre os hormônios sempre resultam em piora da celulite.

Se uma mulher tem celulite, não significa sempre, que tenha desequilíbrio hormonal, porque, mesmo os hormônios femininos perfeitamente equilibrados podem provocar celulite, quase como uma característica feminina secundária.

Isto ocorre, porque as células gordurosas dessa pessoa têm uma sensibilidade aumentada aos hormônios, provocando então a deposição de gordura e a formação de celulite.

Má Alimentação

Comer mais do que o necessário, assim como dietas ricas em gorduras ou carboidratos ou maus hábitos alimentares. Exemplo: comer muito à noite e não comer de dia, aumentam a síntese e o armazenamento de gorduras, favorecendo a celulite.

Tomar pouca água e abusar do sal dificulta a troca de líquidos do organismo favorecendo a retenção de resíduos tóxicos do metabolismo celular ( as células funcionam como uma fábrica que produz várias coisas úteis, mas esse trabalho todo produz um lixo - resíduo tóxico - que precisa ser retirado constantemente).

A celulite forma-se em resultado das mudanças fisiológicas da camada subcutânea de gordura, mesmo fazendo dieta e exercício.

No entanto, aumento de peso, má nutrição, quantidade insuficiente de água ingerida e inatividade pioram a celulite com o decorrer do tempo.

Vida sedentária

A falta de exercícios físicos diminue muito o consumo de energia pelo corpo o que facilita as sobras alimentares que serão transformadas em gordura.

Além disso, as células perdem a capacidade de produzir energia levando o organismo todo a ser mais apático, devagar.

Antigamente a vida não tinha as facilidades que existem hoje, como transporte fácil, eletrodomésticos, água encanada, etc.

Uma mulher, há não muitos anos atrás, tinha afazeres domésticos que provocavam muito mais exercícios do que hoje, como tirar água do poço, ou andar para fazer sua obrigações, por exemplo.

As facilidades modernas tornam obrigatória a realização de alguma atividade física para evitar o sedentarismo que é muito prejudicial para a saúde como um todo e não só para a harmonia corporal.

Tratamento da celulite

O tratamento da celulite pode ser dividido em duas partes: a que depende do paciente e a que depende do médico.

O que depende do paciente é importante e é o mais difícil, porque se uma pessoa quiser mudar o seu contorno corporal deve mudar os seus hábitos. Você é aquilo que você vive.

Quem gosta de vida "boa" e muita comida e bebida vai ter o contorno corporal associado a esse tipo de vida. Quem tem alimentação saudável e pratica exercícios vai ter o contorno corporal associado a esses hábitos saudáveis.

A mente não deve se dissociar do corpo. Saúde e beleza devem andar juntas para compor com a mente sadia e a cultura um ideal de qualidade de vida.

O binômio alimentação saudável e exercícios é a base da boa saúde e da boa aparência e sem dúvida não é fácil de praticar.
Com certeza, não é impossível ter uma atitude de vida saudável, porque uma grande e cada vez maior parcela da população o fazem, levando mesmo em anos recentes a um aumento da expectativa de vida.

Tratar celulite, então, tem um importante reflexo na qualidade de vida como um todo e essas medidas seguramente serão benéficas para todo o corpo e não só para a sua superfície.

Outros cuidados úteis

· Evite sauna em excesso
· Não use cintas redutoras pois elas dificultam a circulação venosa e linfática.
· Quando ficou muito tempo em pé ou sentado, descanse um pouco com as pernas para cima
· O salto alto quando usado freqüentemente
é prejudicial
· O bom funcionamento do intestino é benéfico
· Controle o stress
· Evite trabalho exagerado, excesso de compromissos, rotinas pesadas,
auto-exigência severa
· lazer, descanso, divertimento, distribuição de responsabilidades melhoram sua
auto-estima
· Pense e invista um pouco em você mesma
yoga, meditação e outros conhecimentos da cultura oriental são úteis para o controle do stress, para a melhora da auto estima e concentração necessárias para se obter o que se quer.

A Auto-Drenagem Linfática

A drenagem linfática é importante no tratamento da celulite. Como já vimos o edema e a estase sangüínea estão presentes e são importantes na formação do processo celulítico.

Esta drenagem deve ser feita por pessoa treinada e que conhece a anatomia linfática e a técnica de drenagem linfática manual.

No entanto, a própria paciente em casa, pode fazer uma drenagem parcial com efeitos, que sabemos não substituir e nem ser igual ao praticado pela pessoa especializada, mas que seguramente é benéfico, chamamos esse procedimento de Auto-Drenagem Linfática.

Diariamente, após o banho, use um creme de massagem anti-celulite e, com movimentos leves, circulares e ascendente massageie a perna e coxa desde o tornozelo até o quadril. O mesmo processo pode ser usado nos braços até o ombro.

A massagem deve ser leve e ascendente, o processo é para mobilizar os líquidos acumulados e não para se quebrar os nódulos de gordura com massagens fortes, o que não acontece, e é até mesmo prejudicial.

Cuidados Posturais

Deve-se evitar ficar sentado ou em pé por muito tempo, a estase sangüínea e o edema pioram quando se está em pé ou sentado e melhoram quando se está deitado ou em movimento.

Quando por motivos profissionais ou sociais for necessário ficar muito tempo parado, sentado ou em pé (no trabalho, em festas, em viagens longas), deve-se movimentar os pés, como se estivesse acelerando um carro.

Este movimento do tornozelo, chamado de dorso-flexão, faz a musculatura da panturrilha se contrair ritmicamente, colocando em ação o "coração periférico", o que faz a circulação funcionar e ajuda a evitar varizes e celulite.

Idade

A idade é acompanhada de perda de consistência e tonalidade do tecido conjuntivo. Isto torna a celulite mais visível e flácida.

O tecido conjuntivo (o que liga os órgãos e/ou células entre si e serve de sustentação das diversas estruturas do corpo), é composto por várias substâncias, entre elas, açúcares chamados mucopolissacarídeos que contribuem para manter a pele lisa e rija, porque distribuem a gordura nas células.

No organismo de funcionamento normal, as células do tecido conjuntivo se decompõem e se renovam ritmada e equilibradamente.

No organismo acometido de celulite, a hipertrofia (aumento de tamanho das células) e hiperplasia (proliferação exagerada das células) do tecido adiposo, são acompanhadas da proliferação de fibras colágenas, o que associado a intermitência do fluxo sangüíneo e linfático nestas áreas, dificulta a reabsorção das gorduras resultando no aspecto característico da celulite, chamado popularmente de "casca de laranja".

A gordura e a água chegam a endurecer formando nódulos, por não terem sido canalizados entre o sangue e as células.

Difícil de não ser associada a obesidade, a qual está freqüentemente ligada, celulite e adiposidade não são a mesma coisa, pois pessoas magras também são acometidas pela celulite.

Suas causas são várias, complexas e muito discutidas. Podem surgir de distúrbios hormonais, metabólicos hereditários, circulatórios, pelo uso de anticoncepcionais, alteração do psiquismo (como o stress por exemplo) ou até por incidentes patológicos.

(Pesquisa feita em vários Sites)

Qual a sua opinião sobre esta matéria?
Envie suas críticas e sugestões

Clique aqui

Deseja enviar esta página para um
"Velho Amigo"?

Clique Aqui