DICAS DE BELEZA

RESSALVA

Não sou médica e, mesmo se fosse, não poderia dar uma resposta sem fazer uma consulta pessoal. 
Sugiro ainda que não aceitem consultas virtuais.

DÊ UM FIM ÀS SARDAS BRANCAS

ESFOLIAÇÃO PARA A RENOVAÇÃO DA PELE

DÊ UM FIM AS SARDAS BRANCAS

Apagá-las totalmente não é tarefa fácil, para não dizer impossível. Mas alguns tratamentos prometem reduzir uma boa parte delas ou, pelo menos, torná-las menos evidentes.

Esses pequenos pontos, bem mais claros que o tom da pele, costumam invadir os braços, as pernas e o colo a partir dos 30 ou 35 anos. Normalmente, são resultado de anos de exposição ao sol sem proteção. E são difíceis de apagar para sempre.

Para amenizá-los, o uso de cremes, loções ou géis à base de substâncias clareadoras, como o ácido retinóico. O uso continuado, duas a três vezes por semana, reverte parcialmente o fotoenvelhecimento (degeneração cutânea causada pela radiação solar somada à idade cronológica). Mas deve ser suspenso na época do verão.

No consultório, o dermatologista realiza sessões de microeletrocauterização. Com o auxílio de um aparelho que emite uma carga elétrica suave, os pontos brancos são queimados um a um, estimulando células normais a ocuparem o lugar daquelas alteradas pela radiação. O resultado é considerado bom. Até 70% das manchas desaparecem. São necessárias de três a quatro sessões.

Menos eficiente, a aplicação de neve carbônica (um dos primeiros tratamentos para as sardas brancas) hoje é reservada para as manchas que ultrapassam 0,5 centímetro de diâmetro.

Quando ocupam uma área extensa, a alternativa são os peelings de ácido tricloroacético (ATA). Eles promovem uma renovação mais profunda da pele e, geralmente, são realizadas duas sessões em cada região. Esse tratamento deve ser feito no outono ou inverno.

Mas é bom lembrar que nenhum tratamento evita que novos pontinhos brancos apareçam. Por isso, vale a pena apostar na prevenção, com o uso freqüente de um filtro solar. Quem já usa um protetor 15, por exemplo, deve aumentar o fator de proteção para 20 ou mais, pelo menos quando vai à praia.

ESFOLIAÇÃO PARA A RENOVAÇÃO DA PELE

A esfoliação permite retirar as camadas de células mortas da pele, melhorando a textura do rosto e seu contorno. Após um processo rápido e simples de esfoliação (conhecido também como peeling) a pele fica mais macia, mais limpa e de uma tonalidade mais clara e uniforme.

A esfoliação deve ser feita após uma limpeza minuciosa do rosto, pois ela não substitui os cuidados convencionais. O tratamento pode ser feito com esfoliantes físicos, que são os que contêm micro-partículas e necessitam ser friccionados sobre a pele para arrancar as impurezas; ou com esfoliadores químicos, que rompem a estrutura interna das células mortas só com o contato do creme aplicado durante alguns minutos.

Depois de realizada a esfoliação, os poros ficam menores e, sem as células secas e duras da superfície, os produtos de beleza aplicados posteriormente são mais eficazes.

EFETIVIDADE

A força empregada no procedimento não é sinônimo de eficácia. Fazer a esfoliação apenas uma vez por mês e de forma agressiva, por exemplo, é bastante nocivo para a pele. É a freqüência que garante que a esfoliação deixe sua pele mais saudável e bonita.

É importante insistir na testa, no nariz e no queixo, especialmente se a pele é mista ou oleosa. O produto deve ser espalhado por todo o rosto, evitando o contorno dos olhos, que é uma área muito sensível a este tipo de tratamento. Os movimentos devem ser suaves e em círculo.

Já em relação aos esfoliantes químicos, que não precisam da massagem, basta espalhar a máscara de creme e esperar. Para retirá-la, é só lavar abundantemente o rosto com água corrente durante alguns minutos, secar sem esfregar e, finalmente, aplicar um creme hidratante ou até uma máscara para restabelecer a película hidro-lipídica.

REGULARIDADE

Para as peles normais recomenda-se uma esfoliação por semana. Isto garante um bom funcionamento da capa córnea. O mesmo acontece com as peles ressecadas, que renovam as células mais lentamente e acumulam uma grande quantidade de escamas na superfície. Com uma esfoliação por semana se diminui a grossura da capa córnea e se reativa a renovação celular.

Após a esfoliação, as peles normais ou ressecadas devem receber um creme que tenha ingredientes hidratantes e calmantes, como o aloe vera ou a camomila.

As peles oleosas ou mistas devem ser esfoliadas duas ou três vezes por semana. Esta é a melhor forma de garantir que os poros não fiquem obstruídos. Desta forma se reduz o risco de espinhas e cravos. Após a esfoliação é preciso escolher um produto muito leve para não ativar as glândulas sebáceas. O melhor é que seja em forma de gel, mais refrescante e ligeiro, com sustâncias adstringentes, como o alecrim ou a sálvia.

As peles sensíveis não devem renunciar a este imprescindível tratamento de beleza, porém é necessário realizá-lo apenas a cada 15 ou 20 dias. Para este tipo de pele deve-se escolher um produto emoliente que faça a esfoliação suavemente, sem ter que esfregar.

Se você tem qualquer doença na pele não realize nenhum tipo de tratamento de beleza sem consultar seu dermatologista. A esfoliação neste tipo de pele pode irritar ou machucar o tecido quando realizada sem acompanhamento médico.

IDADE

As peles jovens, com tendência à oleosidade, têm de ser esfoliadas no mínimo duas vezes por semana para evitar a formação de cravos. Porém, as que sofrem com acne não devem ser esfoliadas, já que isso poderia agravar seu estado ao fazer estourar as espinhas e desencadear uma inflamação das glândulas sebáceas.

As peles maduras têm de ser esfoliadas uma ou duas vezes por semana. Como seu funcionamento é mais lento, necessita uma ativação externa para estimular o processo de regeneração celular. Esta é uma das principais armas contra o envelhecimento, já que permite a aparição constante de células novas que trazem luminosidade ao rosto.

Fonte: Pesquisa em sites
Webdesigners: Netty, Lika

Qual a sua opinião sobre esta matéria?
Envie suas críticas e sugestões

Clique aqui

Deseja enviar esta página para um
"Velho Amigo"?

Clique Aqui