DICAS DE BELEZA

RESSALVA

Não sou médica e, mesmo se fosse, não poderia dar uma resposta sem fazer uma consulta pessoal. 
Sugiro ainda que não aceitem consultas virtuais.

SAIBA COMO CORRIGIR IMPERFEIÇÕES NO ROSTO

MAQUIAGEM: A AMIGA DA BELEZA

SAIBA COMO CORRIGIR IMPERFEIÇÕES NO ROSTO

Destacar olhos pequenos, afilar o nariz e aumentar a espessura dos lábios são recursos que podem ser conquistados com o make-up. As técnicas de maquiagem podem corrigir e realçar uma série de pontos no rosto, proporcionando beleza e harmonia nos traços da fisionomia. Existem vários produtos no mercado que podem fazer milagres pelo visual da pele do rosto e que, aliados à prática do make-up, podem até rejuvenescer.

A maquiagem é uma arte. Com o uso de pincéis e uma variedade de cosméticos podemos corrigir, afilar, engrossar, ressaltar, amenizar, enfim, podemos equilibrar os traços naturais do rosto.

Três produtos são imprescindíveis para compor uma maquiagem de efeito e amenizar as imperfeições: corretivo, base (líquida ou em bastão) e pó compacto, que devem ser aplicados nessa ordem. Todos têm a função de uniformizar o tom da pele, preparando-a para o que vem a seguir. Devem ser usados depois da limpeza, tonificação e hidratação da pele.

Dicas de make-up para realçar e corrigir imperfeições no rosto:

Se você tem os lábios pequenos, com um lápis de contorno poderá aumentá-los da forma que achar melhor. O mesmo acontece com os lábios grandes, a diferença é que você irá diminuí-los, passando o lápis internamente. Escolha um lápis que combine com a cor do batom ou da sua boca. Inicie pelo meio do lábio, indo até as extremidades.

Atenuam-se as olheiras aplicando o corretivo de luz (um tom abaixo da cor da base) nas pálpebras inferiores e, se preciso, na área côncava junto ao nariz.

Para realçar olhos fundos passe o corretivo nas pálpebras superiores antes de fazer o sombreado escuro que irá contornar os cílios.

Para mulheres de olhos pequenos, uma boa dica é passar o lápis ou delineador em volta do olho. Dessa forma ele parecerá maior. No caso do olho ser grande, o ideal é passar o lápis na parte de dentro. Isso fará com que ele pareça menor.

O rosto curto pode ser destacado passando-se o corretivo na base do queixo, para dar a impressão de saliência.

Ilumine a parte central do queixo curto com corretivo de luz para ampliá-lo.

Para alargar um rosto comprido e estreito aplique o iluminador nas têmporas e nos maxilares.

Um nariz comprido e estreito pode ter equilíbrio se o corretivo de luz for aplicado nas laterais. Na base, use um produto num tom mais escuro que o da pele.

Para nariz curto, aplique o corretivo ou iluminador sobre todo o dorso nasal começando desde a área entre as sobrancelhas e indo até ponta.

Marcas de expressão em áreas como o espaço entre as sobrancelhas e o canto dos lábios, podem ser disfarçadas com o uso de corretivo de luz.

Outras dicas importantes:

Aplique máscara para cílios incolor nas sobrancelhas para penteá-las. Ficarão impecáveis por mais tempo. Se elas apresentarem falhas, corrija-as com sombra marrom diluída em água.

Quando for destacar os olhos, não exagere muito no batom. A regra também vale para o contrário.

Na boca, um gloss ou um batom cor-de-boca, aplicados com o dedo, dão um ar natural ao rosto. O contorno da boca deve ser sempre da cor do batom.

As cores claras dão impressão de aumento e de proximidade, enquanto as escuras diminuem e fecham o semblante.

Para corrigir imperfeições, prefira os tons bege e marrom sempre opacos e semelhantes aos da sua pele.

A base líquida de ser espalhada com tapinhas e um leve deslizar de dedos, para parecer bem natural. A palma da mão pode ser usada como uma paleta para diluir bem o produto, que deve ser aplicado em todo o rosto e também no pescoço.

MAQUIAGEM: A AMIGA DA BELEZA

Em qualquer ocasião, a maquiagem bem feita produz ótimos resultados. A vontade de sentir-se sempre mais bela é o ponto de partida para caprichar.

Um corretivo, uma sombra, um lápis, um batom aplicados harmoniosamente combinando as cores dão realce ao rosto e melhoram significativamente qualquer expressão. O início do sucesso na escolha das cores corretas se dá no conhecimento do próprio rosto. Tipo e cor de pele, formato do rosto, dos olhos, do nariz e da boca devem ser considerados.

Antes de aplicar uma maquiagem é importante higienizar a pele diariamente, além de submetê-la a esfoliações, aplicação de máscaras e demais cuidados. A limpeza da pele retira resíduos de maquiagem e é importante para quem tenciona ter uma pele sempre saudável.

A maquiagem étnica

Até bem pouco tempo atrás as mulheres de pele mais escura (morenas, mulatas ou negras) tinham raríssimas opções de cores que combinassem com a cor de sua pele, mas hoje isso mudou. Existe uma linha completa de produtos feitos especialmente para elas.

Atualmente a peculiaridade é até uma vantagem. Tons acobreados, dourados, marrons, vermelhos e rosas, dependendo da pessoa, podem valorizar bastante tais diferenças.

O batom

Mudar de maneira radical o formato dos lábios não é tarefa para amadores. Apenas especialistas em maquiagem ou cirurgiões plásticos poderão fazer isso com perfeição, seja provisória (no caso dos maquiadores) ou definitivamente (no caso da cirurgia plástica).

Entretanto, aumentar suavemente o contorno e deixar lábios finos e pequenos com mais expressão é tarefa tranqüila que pode ser feita em casa, sem a ajuda de profissionais. Apetrechos de maquiagem reunidos (corretivos, pós para face, bases, lápis delineadores, batons coloridos e pincéis apropriados) e boa vontade para perder alguns minutos diante do espelho serão o bastante.

Lábios deformados por problemas congênitos ou acidentes podem ser perfeitamente disfarçados com eficiência com a utilização de lápis delineadores. É possível, portanto, disfarçar falhas do formato natural e desigualdades de tamanho e dar a impressão de mais volume, de lábios mais carnudos e sensuais.

Cuidados

A pele suja contamina facilmente (com bactérias) os cosméticos. Aplicar gloss com o dedo pode, por isso, causar pequenas feridas ou grandes irritações na pele. A forma correta de aplicação de brilho labial é com um pincel ou um cotonete.

Os produtos corretivos

Olheiras, vincos e manchas são imperfeições que se podem esconder pelos corretivos. Bases líquidas ou compactas uniformizam as manchas. Pó facial colore as sombras, lápis (que corrigem contornos) valorizam olhos e bocas, máscaras para os cílios, blush e, é claro, o sempre indispensável batom são as aliados necessários para realçar a beleza feminina. Os selantes labiais são também muito necessários, porque "sustentam" o batom, mantendo-o mais tempo no lugar.

www.fiquelinda.com.br

Webdesigner: Lika Dutra
Revisão: Anna Eliza Fürich
aefuhrich@gmail.com

Para acessar matérias anteriores,
clique na caixa abaixo.

Qual a sua opinião sobre esta matéria?
Envie suas críticas e sugestões

Clique aqui

Deseja enviar esta página para um
"Velho Amigo"?

Clique Aqui