DIA DOS BISAVÓS MIRAIENSES
Uma realização pioneira em MIRAÍ - MG!

Cecilia Garcia da Silva

ORIGEM

Em 1987, o miraiense Ozório Santos, popular LICA, assistindo a uma gincana, emocionou-se quando uma das tarefas solicitadas fora a de que a equipe participante trouxesse a BISAVÓ mais idosa. E trouxeram Isaura, que, feliz com a apresentação, sorriu, dançou e chorou emocionada.

Naquela época, não se falava em TERCEIRA IDADE, nem havia mobilização em prol do idoso. Lá mesmo no local do evento, Lica se propôs a homenagear os bisavós da cidade com um bolo... Em casa, conversando com a esposa Geni, cozinheira de mão cheia, acharam que um bolo seria pouco para convidar pessoas. Assim, decidiram fazer um almoço para os bisavós.

Com recursos próprios, alguma venda de ingressos para pessoas da comunidade irem almoçar e a colaboração da família, realizaram o PRIMEIRO ALMOÇO DOS BISAVÓS, em 25 de outubro de 1987, com a presença de pouco mais de trinta bisavós.

Nos três anos seguintes, manteve-se o costume. Porém, no quarto ano, já com o aumento do número de bisavós, sentiu não ter condições de sozinho fazer frente aos gastos.

Então, Ozório procurou ajuda da Prefeitura local, empresários e amigos da comunidade, e pôde continuar, assim, com carinho e alegria, a realizar essa exemplar e pioneira reunião.

Hoje, como nos disse o Lica, além da família unida e numerosa, existe uma equipe de voluntários na organização e realização do evento.

- Pessoas que colaboram com determinados itens, como: um oferece todo o arroz que é gasto, os prêmios que são distribuídos, etc... (Nota: todos os bisavós recebem de presente um corte de tecido e são destacadas as bisavós mais nova, mais idosa, com mais bisnetos...).
- A participação sempre crescente - o último almoço contou com 170 bisavós de Miraí e distritos.
- E o mais importante: no VIGÉSIMO ANO DO ALMOÇO, a Câmara e a Prefeitura Municipal reconheceram essa dedicação, instituindo, através de Lei Municipal, a partir deste ano de 2006, o primeiro domingo de agosto como o "DIA DOS BISAVÓS MIRAIENSES".

Em conversa comigo, Lica, na sua modéstia e bondade, confessou-se feliz por constatar que, daqui pra sempre, mesmo que não exista mais a FAMÍLIA LICA, continuará a ser prestada essa linda e emocionante homenagem aos idosos de nosso "pequenino Miraí", na pessoa dos bisavós.

Nefe de Oliveira e esposa Maria Cecília, à mesa com os bisos Sebastião Galdino e Cecília e os agora tetravós Paschoal Garcia e Maria.

Geni, sobrinha e colaboradora e Neves, na hora da distribuição dos presentes. Carinho e atenção não faltam!

Clube Miraí, bisavós aguardando o início do almoço, mesa com
presentes e Lica
conferindo...

Nefe, sobrinho da Geni, recebendo os bisavós estreantes: Sebastião, Cecília e os tataravós Paschoal e Maria.

Correções Anna Eliza Führich
Webdesigner: Netty Macedo

Para acessar matérias anteriores,
clique na caixa abaixo.

Qual a sua opinião sobre esta matéria?
Envie suas críticas e sugestões

Clique aqui

Deseja enviar esta página para um
"Velho Amigo"?

Clique Aqui