Logomarca Velhos Amigos
INFORMAÇÃO / CURIOSIDADES

AS DIVERSAS UTILIDADES DO ARROZ
publicado em: 18/05/2017 por: Lou Micaldas

 
O arroz é um alimento básico, encontrado praticamente no mundo todo. O que muitos não sabem é que esse ingrediente tem outras fantásticas propriedades e pode ser usado para resolver diversos problemas domésticos do dia. Abaixo você encontra 14 formas de utilizar o arroz de forma eficiente e, o que é melhor, gastando muito pouco.

1. Alivia Dores Musculares
Se estiver com dores nos pés após um longo dia de trabalho, ou caso sofra com cãibras nessa região do corpo, o arroz pode ser seu aliado. Veja como é simples: pegue um par de meias e encha-os com arroz, mas deixando espaço suficiente para os pés. Feche as meias com um barbante e coloque-as no micro-ondas por 1 minuto (pode deixar por mais tempo caso queiram que estejam mais aquecidas). E sua compressa está pronta! Esta dica funciona muito bem porque o arroz mantém a temperatura por um bom tempo.
 
2. Limpar Vasos, Garrafas e Outros Recipientes de Vidro
Você tem aquele vaso de vidro super bonito em casa e, por mais que limpe, nunca parece estar totalmente limpo e transparente, principalmente o fundo. Limpar essa parte do vaso às vezes é um desafio. Mas o arroz pode ser a solução para resolver este problema! Despeje o equivalente a uma mão cheia de arroz no vaso, garrafa ou qualquer outro recipiente que queira limpar. Adicione água e um pouco de sabão e deixe ali por alguns minutos. Aquela sujeira persistente vai embora rapidinho.

3. Salvar Aparelhos Eletrônicos Molhados
Se o seu celular (ou outro aparelho eletrônico) caiu na água, ou alguém derramou bebida em cima dele, não entre em pânico. O arroz é uma boa saída para salvar seu aparelho. Desligue o seu dispositivo e remova a bateria ou outros partes que também estejam úmidas. Deixe tudo em um recipiente com arroz durante uma noite. Se o estrago não foi muito grande, você pode recuperar o seu aparelho com essa dica!

4. Entreter as Crianças
Filhos ou netos estão te levando à loucura com tanta agitação? Não se preocupe. Entretenha-as enquanto aguça a criatividade delas com essa simples dica. Pegue um recipiente qualquer, preferencialmente de plástico. Diga às crianças para decorá-lo do jeito que elas quiserem, de preferência bem coloridos. Depois, diga a elas para encher o recipiente com arroz, tampar e... pronto! Elas fizeram uma linda maraca! Isso vai mantê-las entretidas por um tempo.
 
5. Checar a Temperatura do Óleo
Para verificar se o óleo está quente o bastante para usá-lo – principalmente para frituras –, coloque alguns grão de arroz. Se o grão pular para a superfície do óleo e começar a fritar, então está pronto para uso. Esta dica é muito mais válida e confiável do que usar um termômetro de cozinha.

6. Amadurecer Frutas
Você foi ao supermercado ou à feira e comprou várias frutas, mas algumas delas ainda não estão boas o suficIente para consumo. Algumas demoram mais tempo para amadurecer. Para acelerar ese processo, deixe as frutas dentro de um recipiente com arroz. Esta dica funciona muito bem e o processo costuma ser rápido, então olhe com frequência antes que as frutes fiquem maduras e até estraguem.

7. Acabar Com a Umidade do Sal
Esta é uma boa dica para quem vive em um país úmido como o Brasil. Por causa da umidade do ar, o sal fica com um aspecto um pouco grudento, pegajoso. Isso dificulta o uso, pois muitas vezes o sal fica grudado nos dedos no momento de adicionar aquela pitadinha na comida. E é por isso que os restaurantes colocam grão de arroz no saleiro: os grãos sugam a umidade, evitando que o sal fique pegajoso e difícil de usar. É uma dica muito prática e com custo praticamente zero!

8. Brinquedo para o Gato de Estimação
Se o seu gato gosta de brincar com os objetos de decoração da sua casa, correndo o risco de quebrá-los, essa é uma boa dica para mantê-lo entretido com esse brinquedo de arroz. Faça um tipo de sachê ou uma pequena sacola com qualquer tipo de tecido, de preferência algum resistente às unhas do gato, e encha-o com arroz. Jogue para ele, que vai se divertir com o brinquedo novo!

9. Ferramentas Enferrujadas
Ferramentas podem enferrujar após um longo tempo expostas ao ar. A ferrugem resulta da oxidação do ferro. Para evitar que isso aconteça, basta colocar alguns punhados de arroz na caixa de ferramentas. Dessa forma, elas não ficarão enferrujadas.​

10. Limpar o Moedor de Café
Moedores de café ficam usualmente sujos e bem difíceis de limpar, com pó acumulado e até pedaços de grãos que grudam na superfície. Para limpá-lo completamente, basta seguir esta dica: coloque meio copo de arroz no moedor e ligue o processador. Deixe-o ligado até formar um pó, assim como o café. Não somente o moedor como as lâminas vão ficar limpinhas.
 
11. Deixe Sua Pele Brilhante
Muitos de nós normalmente colocamos mais água que o necessário ao preparar arroz (embora mais água é melhor que menos, pois assim não corre o risco de queimar!). Mas você não precisa jogar essa água fora, pois é bastante útil. Durante o cozimento, retire esse excesso de água e deixe esfriar. Deixe na geladeira. Você pude usar para lavar o rosto. A pele fica brilhante e saudável. O arroz integral é ainda mais vantajoso, pois é rico em vitamina E. O ideal é fazer esse procedimento a cada três dias.

12. Leite de Arroz
Esta é uma ótima alternativa ao leite comum. Tudo que você precisa é 1 copo de arroz, 4 copos de água mineral ou filtrada e poucas pitadas de sal. Bata no liquidificador por 1 minuto ou até os grãos dissolverem por completo. Leve à geladeira e você terá um leite natural, saboroso e, o que é melhor, livre de lactose.

13. Acessórios de Prata Brilhantes
Assim como as ferramentas, produtos de prata também passam pelo processo de oxidação. A prata fica fosca e manchada depois de um tempo. Para manter seus talheres e acessórios sempre brilhantes, siga essa dica: coloque um recipiente com arroz no lugar onde costuma guardar a prata. O arroz retarda esse processo de oxidação.

Autor(a): Redação do Site Tudoporemail
Fonte: www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=9522
Colaborador(a): Janete Rosa dos Ventos

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA