Logomarca Velhos Amigos
INTERAÇÃO / DROGAS, ETC

PROJETO LÚDICO PARA DISCUTIR DROGAS NAS ESCOLAS

Abordar a temática “drogas” em meio a complexidade da sociedade atual é um desafio. O ato de (re)pensar a abordagem do tema tem sido muito discutido pelo mundo, após mudanças sobre as leis de consumo, compra e venda em diversos países.

Enviado por: Reinaldo Alves

PROBLEMAS SOCIAIS DECORRENTES DO USO DO ÁLCOOL

O consumo de álcool está ligado a diversas consequências para o indivíduo que o consome, para aqueles que estão à sua volta e para a sociedade como um todo.

O STF E AS DROGAS

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, defendeu recentemente a legalização da maconha como forma de aliviar a crise do sistema penitenciário brasileiro. Segundo ele, a medida desmontaria o tráfico de drogas e, com isso, o número de condenados diminuiria. O ministro afirmou que, se a experiência desse certo com a maconha, seria o caso de legalizar também a cocaína.

Autor: Carlos Alberto Di Franco
Enviado por: Daniel Queiroz

AS DROGAS E AS VIOLÊNCIAS

No contexto atual do fenômeno das violências no país – especificamente ao tráfico de drogas -, os discursos de autoridade estão na contramão do que é fundamental: o Estado e a sociedade podem incorporar a evidência de que tanto o tráfico quanto o uso de drogas é um problema de todos nós, sem raridades ou exceções.

Autor: Arnaldo Eugênio (Sociólogo/Doutor Antropologia- PUC-SP) - [email protected]

FUMAR UM MAÇO POR DIA CAUSA 150 MUTAÇÕES POR ANO EM CÉLULAS DO PULMÃO

Inúmeros estudos epidemiológicos já indicavam que o fumo causa 17 diferentes tipos de câncer, mas agora um grupo de cientistas demonstrou pela primeira vez, com base em um amplo estudo genético, como o cigarro desencadeia o desenvolvimento de tumores ao causar mudanças celulares nos tecidos expostos direta ou indiretamente à fumaça.

AÇÃO E EFEITOS DO ÁLCOOL

Quando se fala em dependência química, a preocupação maior é com as drogas ilícitas, cocaína, maconha, crack, ecstasy, entre tantas outras. No entanto, o grande inimigo está camuflado sob o manto do socialmente aceitável.

USO DE DROGAS: E O BRASIL JOGOU A TOALHA

O Brasil durante muitos anos, dos anos setenta aos anos noventa, tentou levar a cabo um programa de combate ao uso de drogas por parte de sua população, semelhante àquele dos Estados Unidos.

Autor: Douglas J. La Femina – Psicólogo e Mestre em Psicologia

AJUDA TAMBÉM ON-LINE PARA DEPENDENTES QUÍMICOS E SEUS PARENTES

Psiquiatra usa a internet como mais uma alternativa para auxiliar no combate as drogas.

Autor: Maíra Rubim
Enviado por: Valeria Lopes

CRACK: PESQUISA DA FIOCRUZ COMPROVA...

Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz sobre o perfil dos usuários de crack no Brasil, traz dados que comprovam que as propostas constantes no projeto de lei que tramita no Senado Federal (PLC 37/2013) e que modifica atual Lei de Drogas (11.343), não têm embasamento científico e não correspondem à realidade brasileira.

Autor: Autor: Mauricio Sacramento

A IMPORTÂNCIA DAS DROGAS NO MUNDO ATUAL

No mundo em que vivemos, fumar, beber, usar anabolizantes e experimentar drogas faz parte da realidade da maioria dos jovens das grandes metrópoles e até das pequenas cidades do interior.

Autor: Douglas J. La Femina
Enviado por: Claudia Bezerra

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA