Logomarca Velhos Amigos
INFORMAÇÃO / REPORTAGENS

DONALD ZOLAN
publicado em: 12/05/2017 por: Lou Micaldas

Nasceu em 1937 em Brookfield, Illinois, no seio de uma família com quatro gerações de artistas, começou a desenhar aos três anos de idade e aos cinco criou a sua primeira aquarela, copiando a imagem de um livro de quadradinhos da Walt Disney. Aos treze anos, recebeu uma bolsa do prestigiado Instituto de Arte de Chicago.

Após a formatura, foi selecionado como aprendiz de Haddon Sundblom, um famoso ilustrador conhecido como o Papai Noel da Coca-Cola, e de lá percorreu um caminho reto para o sucesso.

Foi reconhecido como o maior pintor das Américas na área infantil e teve muita popularidade por este trabalho inteiramente dedicado às crianças e sempre envolvido nos sentimentos de delicadeza, ternura, alegria, inocência e espontaneidade de amor.

Captou a alegria e a maravilha da infância com uma energia inconfundível e naturalidade desinibida.

Em cada uma de suas pinturas, ele sempre incluiu algum aspecto de suas experiências de infância. Sempre reconheceu e valorizou o papel positivo dos pais em seu trabalho e a dimensão espiritual em sua vida desde a descoberta de sua vocação.

Algumas de suas frases:
“Certamente, meus pais me deram carinho e apoio o que me permitiu ser um artista. Eles criaram uma vida maravilhosa em família que forneceu a inspiração para muitas de minhas pinturas até hoje”.

“Eu adoro crianças, a maneira como seus olhos brilham de entusiasmo, despertando o mundo ao seu redor. É um momento maravilhoso da vida. Um tempo em que cada nova descoberta é um momento mágico”.

“Para o futuro, eu gostaria de continuar trazendo alegria e felicidade para as pessoas em todo o mundo através de minha arte… Eu sou abençoado pelo fato de amar o que faço”.

“Eu gostaria que todas as crianças, aqui na América e no mundo pudessem viver como crianças seguras e felizes como mostro em minhas pinturas".
Uma Infância cheia de amor, beijos e abraços".
Uma infância livre do medo e da miséria".
Uma infância onde as crianças pudessem expressar sua individualidade. Uma infância onde as crianças possam ser crianças".
Eu acho que nós devemos isto para as crianças do mundo e cada passo que você dá para este objetivo faz de nós pessoas melhores.”

Suas pinturas estão presentes nas melhores galerias de arte e museus e também podem ser encontradas em placas, bonecos, figurinos, quebra-cabeças, cartões e muitos outros objetos.
Zolan faleceu em Julho de 2009.
 
A seguir selecionei algumas pinturas do inesquecível Donald Zolan


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Fonte: https://michelechristine.wordpress.com/pinturas/donald-zolan/
Colaborador(a): Oscar Moreira

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA